domingo, 20 de novembro de 2011

ativ.3.5

Atividade 3.5 Conceito de Currículo e o Processo de Integração da Tecnologia ao Currículo

O currículo se organiza em uma construção permanente de práticas apresentando uma acepção notadamente histórica, social, cultural e interativa. Por conseguinte, distinguindo-se não apenas como uma coleção de conteúdos prontos a serem passados para os alunos, mas, como uma prática social pedagógica complexa. O estudo de currículo vem atualizando-se no que diz respeito a idéias ou convicções que requerem uma explicação sobre o fato que: os currículos são orientados pela dinâmica da sociedade. A visão tradicional do currículo está ligada ao fato de que a educação formal em muitas escolas está embasada na seleção de parte da cultura, que é re-elaborada e transmitida aos alunos. Define-se assim o currículo como o conjunto de conteúdos teóricos acumulados pela civilização.
A origem da palavra currículo – currere (do latim) – significa carreira. Assim, o currículo escolar representa a caminhada que os alunos farão ao longo de seus estudos, implicando tanto conteúdos estudados quanto atividades realizadas sob a tutela escolar. No âmbito da Educação o currículo é seguir metas e procedimento traçados para determinada área e para cumpri-las devemos utilizar as várias tecnologias, que integradas aos projetos transformam a prática pedagógica em um processo dinâmico e efetivo.
A integração das tecnologias e currículo é essencial para a prática pedagógica consciente e efetiva no desenvolvimento da capacidade de pensar, agir e aprender. Para alcançarmos esse propósito faz-se necessário entender o significado de currículo que aspiramos desenvolver e determinar as particularidades pertinentes das tecnologias a ser exploradas na prática pedagógica. Esclarecendo um pouco mais, a tecnologia é um recurso que torna mais eficaz o processo ensino e aprendizagem desde que usada sob a ótica de oportunizar e favorecer ao aluno a aprendizagem significativa, estando o professor como o mediador entre o sujeito e o objeto de estudo. Sendo assim, elas atuam como ferramentas que fornecem o suporte à construção de saberes e ressignificação de conceitos.
Compete ao professor promover a integração entre tecnologias e currículo,ele é que irá empreender a compreensão entre ensino e o uso das tecnologias adequando, adaptando sua prática. Para o desenvolvimento de projetos aliados à tecnologia faz-se necessário planejar fundamentando-se no currículo objetivando a produção de conhecimento. .O desenvolvimento de projeto no âmbito do currículo implica em levantar questões pertinentes aos alunos utilizando as diversas tecnologias oferecendo situações de investigação, coleta de dados, reflexão e ação que norteiem o processo ensino e aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário